A Cirurgia Ortognática é a área da Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial responsável por tratar os defeitos dentofaciais. São as deficiências que vão além de problemas dentários, envolvendo discrepâncias nas bases ósseas dos ossos maxilar e mandibular. A cirurgia visa corrigir as bases ósseas para que os pacientes apresentem uma oclusão satisfatória (encaixe dental), uma correta fonação e deglutição, além, é claro, uma face harmoniosa.

Pacientes com deformidades dentofaciais não conseguem ter um bom engrenamento dental, o que leva a sérios problemas mastigatórios, com deficiência na trituração dos alimentos, podendo causar problemas digestivos. A articulação têmporo-mandibular sofre uma sobrecarga devido ao não posicionamento correto dos dentes, os pacientes muitas vezes não conseguem uma correta pronúncia das palavras e a face é desarmoniosa devido aos ossos faciais estarem hipo e/ou hiperdesenvolvidos ou assimétricos.

Diversas discrepâncias são tratadas através da Ortognática, tais como: retrognatismo mandibular (mandíbula projetada para trás), prognatismo mandibular (mandíbula projetada para frente), excesso vertical da maxila (característico de pacientes que apresentam um sorriso gengival de destaque ao sorrir), síndrome da face curta (pacientes que não conseguem mostrar dentes ao sorrir), assimetrias faciais, mordida aberta (pacientes que não conseguem tocar os dentes superiores com os inferiores), entre outros procedimentos.

Além do mais, a Cirurgia Ortognática hoje é uma forte aliada no tratamento da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono. Pacientes que apresentam a mandíbula hipodesenvolvida (para trás) tendem a ter maiores chances de obstrução das vias aéreas durante o sono. A Ortognática, através dos avanços mandibulares e maxilares, leva a um aumento da via aérea, com melhora da permeabilidade e consequente redução dos episódios de apnéia durante o sono, gerando uma qualidade de vida superior ao paciente portador dessa patologia.

 

 

O Ortodontista é um aliado importantíssimo do Cirurgião Buco-Maxilo-Facial no tratamento de um paciente candidato à Ortognática. Antes de se submeter ao ato cirúrgico os dentes são alinhados e nivelados de forma que durante o procedimento operatório haja um correto encaixe dos dentes. Converse com o seu Ortodontista, ele é um profissional aliado do cirurgião. Durante todo o tratamento esses dois profissionais caminham lado a lado na busca de estabelecer uma correta função e melhora da estética facial do paciente.

O Dr Leonardo Paiva, em Campina Grande, é excelência no tratamento de Cirurgia Ortognática. Realizamos pós-graduação na referida área no Grupo de Estudos Ortodônticos de Araraquara/SP, hoje o maior centro de Ortognática do país.