A Disfunção Têmporomandibular (DTM) é o funcionamento anormal da articulação têmporomandibular (ATM). Esta, a mais complexa articulação do corpo humano.

A DTM está relacionada a hábitos comuns, como o apertamento dentário, morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar chicletes, alterações hormonais, ainda apresentar fatores relacionados com o estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos.

Quando existe a disfunção, o paciente apresenta sintomas, como dor de cabeça, dor de ouvido e/ou zumbidos, dor ou cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares (estalos ou crepitação) e dificuldade para abrir a boca, entre outros sintomas.

É comum os pacientes, que apresentam os sintomas acima, girarem por diversos especialistas antes de chegar ao consultório do Cirurgião Buco-Maxilo-Facial. São consultas neurológicas, com o Otorrino, até se descobrir que o indivíduo é portador de DTM. Este, um transtorno que atinge uma parcela considerável da população e que, na maioria dos casos, fica sem um diagnóstico e tratamento preciso.

PROTOCOLO DE TRATAMENTO

Qualquer tratamento médico deve ser baseado em evidência científica (estudos científicos que comprovam a eficácia de determinada terapia). Dessa forma segue-se um protocolo para tratamento dos indivíduos portadores da DTM.

Após minucioso exame físico, de imagem e avaliação de outras especialidades – chegando-se ao diagnóstico preciso de DTM – o paciente inicia o tratamento, que é composto de duas etapas.

1ª ETAPA – Tratamento Clínico

Esta etapa é composta de terapia medicamentosa, uso de placa miorrelaxante, fisioterapia e acompanhamento psicológico em alguns casos.

O tempo de tratamento varia conforme a severidade de cada caso. Alguns pacientes obtêm alívio em algumas semanas, enquanto outros necessitam de meses de acompanhamento.

Cerca de 10% dos pacientes não obtêm resposta satisfatória com o tratamento clínico, necessitando, assim, de terapia cirúrgica.

  • Fisioterapia cérvico- crâniomandibular
  • Placa de relaxamento muscular

2ª ETAPA – Tratamento Cirúrgico

Consiste em técnicas minimamente invasivas, onde não há incisão (corte).

ARTROCENTE E ARTROSCOPIA

Artrocentese – Realiza-se a lavagem da articulação com soro fisiológico, utilizando 02 agulhas inseridas dentro da cavidade articular. Pode ser realizado sob anestesia local.

Artroscopia da ATM

Artroscopia – Método revolucionário que evita até 70% das cirurgias abertas para tratamento dos desarranjos internos da ATM.

É a técnica de inspeção visual direta das estruturas internas de uma articulação, através da inserção de uma microcâmera que guia o cirurgião na realização do procedimento, realizando-se desde o diagnóstico através da visualização direta da ATM, até a remoção de aderências fibrosas, cauterizações, irrigações sob pressão e reposicionamento do disco articular. Portanto, trata-se de um procedimento que não deixa cicatrizes, sendo efetivo, moderno e com ótimos resultados quando bem indicado.

Trazemos este tratamento pioneiro para Campina Grande, oferecendo uma abordagem completa aos pacientes portadores desta disfunção que atinge parcela considerável da população.