O que é o implante dentário?

Os implantes são dispositivos de titânio, este um material biocompatível com o corpo humano. O implante tem a função de substituir a raiz do dente que foi perdido. Sobre o mesmo é confeccionado uma prótese que vai substituir a coroa (parte visível do dente) ausente.

Implante dá rejeição?

Não. Os implantes são totalmente compatíveis com o organismo, portanto, não existe rejeição. Pode acontecer, alguma complicação no pós-operatório, tal como uma infecção, podendo levar a perda do implante.

Implante dói?

A cirurgia para instalação de um implante dentário geralmente é menos traumática do que a remoção de um dente. Trata-se de um procedimento rápido, seguro e indolor. Grande parte dos tratamentos são realizados sob anestesia local, sendo realizado no consultório.

Quais pacientes necessitam de enxertos ósseos?

Este é um ponto que preocupa os pacientes que procuram a reabilitação, mas devido à falta de informação. Os enxertos são necessários quando não existe osso suficiente para a instalação do implante. Com o desenvolvimento tecnológico, têm-se hoje enxertos sintéticos, o que evita a remoção de osso do próprio paciente. Apenas casos mais severos de reabsorção óssea é que necessitam de áreas doadoras maiores, tais como o osso ilíaco, mandíbula ou calota craniana.

Um paciente que perdeu todos os dentes pode ser reabilitado com implantes?

Claro. Existem as próteses chamadas de protocolo, que são próteses totais fixas sobre 6 a 8 implantes na maxila e sobre 3 a 5 implantes na mandíbula, devolvendo uma função normal de mastigação ao paciente.

O que é carga imediata?

É quando no mesmo ato de instalação do implante ocorre a instalação da prótese sobre o implante. É realizada em casos selecionados, quando o implante consegue travamento suficiente para suportar a carga mastigatória que será desenvolvida pelo paciente.

Quanto tempo dura o tratamento?

Varia de acordo com cada caso. Os casos mais simples são resolvidos na mesma sessão, com instalação do implante e da prótese provisória (carga imediata). Normalmente, se aguarda três meses para a confecção da prótese final. Os casos que necessitam de enxertos, podem levar até 12 meses para a conclusão.

É muito caro a reabilitação com Implantes?

Tudo tem seu preço. Acreditamos que os benefícios causados pelos implantes, tais como a melhora da auto-estima, o retorno a uma mastigação normal, o retorno às relações sociais normais – sem medo de sorrir – , são proporcionais ao custo, sendo extremamente válido. Como analogia, o custo, em alguns casos, pode ser menor do que o de uma prótese fixa.

 

 

Sobre a Faciale?

A clínica dispõe aos seus clientes os mais modernos tratamentos. Por sermos, além de especialista em Implantodontia, cirurgião buco-maxilo-facial, temos habilitação para realizar também todos os tipos de enxertos ósseos maxilo-faciais necessários. Há uma equipe multidisciplinar, realizando desde a profilaxia pré-cirúrgica até a confecção dos mais diversos tipos de próteses sobreimplantes.